sexta-feira, 3 de julho de 2009

Infância e literatura

Para mim, literatura é arte, a arte das palavras. Escrever para crianças é uma arte para poucos, pois, muitas histórias infantis não apresentam elementos que estimulem a imaginação, como se as crianças não fossem capazes de entender as histórias ou reelaborá-las a seu modo. Assim, a literatura na infância não pode ser vista como algo inferior, mas como algo que influencia consideravelmente na formação de leitores críticos. Ler e ouvir histórias é fundamental na infância, pois é nesse período que a curiosidade pela literatura pode ser despertada e novas histórias podem surgir, mesmo para as crianças que ainda não sabem ler ou escrever. Desse modo, o reconto de histórias pelas crianças possibilita a expressão da criatividade infantil, como pode ser visto no filme de Christian, 7 anos, o qual reconta a história do patinho feio e cria um novo final para a mesma.

3 comentários:

  1. Querida Patrícia!
    Adorei o que vem refletindo sobre alfabetização-letramento e formação do leitor, espero que aprecie os livros que indiquei e que siga em frente em sua jornada do TCC, e pelo brilhante futuro profissional. Você tem uma boa luz!
    Vá até meu blog pessoal e veja o teu selinho, acesse http://rociorodi.blogspot.com.
    Um grande abraço!
    Maria do Rocio

    ResponderExcluir
  2. oi, voce tem toda razão sobre os políticos brasileiros. Inclusive a leitura e a literatura podem ser um caminho para aqueles que ainda não conseguem perceber o quanto são responsáveis por um país melhor e livre da corrupção. Quanto ao plágio, ninguém está livre disso... abraço, patricia dias.

    ResponderExcluir
  3. Que livro marcou a sua vida? Pra mim, um livro importante foi 'O Corsário Negro' de Emílio Salgari. É a história de um corsário que jurou vingar a morte dos irmãos, mas que se apaixona pela filha do assassino deles. Ele deve escolher entre o amor ou a vingança e precisa manter o respeito de seus auxiliares. Não é um final feliz, mas nem tudo é perfeito...

    ResponderExcluir